Carboidrato fundamental para sua dieta

Muitos quando pensam em emagrecer, acham que tem que eliminar os carboidratos, por serem considerados vilões para dietas, mas isso não é verdade? Tudo em excesso engorda, assim também é com os carboidratos.

Eles são fontes de energia para o nosso corpo, estimula o nosso cérebro, protegem nossos músculos, ajuda no bom humor, a falta de carboidrato pode trazer grandes complicações, como cansaço, fadiga e muitos outros.

Existem carboidratos:

  • Energéticos que estão nos cereais como arroz, trigo, milho, aveia e etc.
  • Tubérculos que estão nas batatas, mandioca etc.
  • E os açúcares que estão nas frutoses, mel e etc.

São divididos em três grupos, os monossacarídeos e dissacarídeos que são os carboidratos simples formados pelos açúcares, e os polissacarídeos que são os carboidratos complexos, sendo formados em grande parte pelas fibras solúveis (dissolvem na água) e insolúveis (não dissolvem na água)

CARBOIDRATO SIMPLESCARBOIDRATO COMPLEXOS
Pobre em nutrientesRico em nutrientes
Ao ser digerido a glicose vai rapidamente para a corrente sanguínea, a taxa de glicose ou glicemia sobe de uma vez.Ao ser digerido a glicose vai lentamente para a corrente sanguínea, fornecendo energia ao corpo e elevando a taxa de glicose gradualmente.
Não dá a sensação de saciedade por muito tempo, fazendo você comer mais quantidades, dificultando no emagrecimento.Dá sensação de saciedade por mais tempo, favorecendo o emagrecimento.
São os responsáveis pelas gorduras localizadas, pois como a glicose vai imediatamente para a corrente sanguínea não é utilizada em forma de energia e fica armazenada em forma de gordura.A glicose vai para a corrente sanguínea aos poucos e por isso o corpo a usa como energia e assim não armazena a gordura.
Dificulta o trânsito intestinalRegula e desenvolve o intestino

Não precisa tirar completamente os carboidratos simples, mas é viável diminuir seu consumo e se puder optar pelos complexos. É importante equilibrar com outros alimentos que contêm fibras e gorduras boas assim você evita o desequilíbrio intestinal e ainda diminui o acúmulo de gordura localizada, influenciando na melhoria do índice glicêmico dos alimentos.

Veja a tabela a seguir:

Alimentos de alto índice glicêmico+ que 70Alimentos de médio índice glicêmico
De 56 a 69
Alimentos de baixo índice glicêmico
Até 55
Farinha de trigo branca
Batata
Bolachas
Pão de queijo
Sorvete
Pipoca
Mel
Tapioca
Aveia
Pão branco
Melancia
Abobora
Manga
Beterra
Arroz
Lactose
Macarrão
Passas
Banana
Abacaxi
Carne
Laranja
Uva
Damasco
Leite fermentado
Pão sírio
Cenoura crua
Repolho
Tomate
Berinjela
Abobrinha
Espinafre
Batata doce
Nozes
Arroz integral
Couve
Alface
Amendoim
Lentilha
Cevada
Maçã
Pêra

Aí você se assusta, né? MANGA? BETERRABA? TAPIOCA?  Mas falam tanto que esses alimentos são saudáveis!!

E são sim, tudo é uma questão de combinar os alimentos e a hora que você deve consumi-los.

A Tapioca fica melhor se você colocar junto linhaça,chia, gergelim ou outro grão que contenha fibras pra diminuir o seu índice glicêmico.

A Laranja, por exemplo, em forma de suco tem o índice glicêmico alto, pois suas fibras foram jogadas fora que é o bagaço.

Quanto aos horários sabemos bem que o café da manhã é uma das refeições mais importantes, por isso precisamos de mais energia, o almoço deve ser equilibrado, os lanches da tarde tem dar saciedade e a noite uma comidinha mais leve.

Assim você se organiza no seu dia a dia, adequando sua alimentação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *